VÍDEOS COM JUNG

Abaixo seguem entrevistas feitas com Jung:

 

 Dr. Carl G. Jung or Lapis Philosophorum – pedra filosofal em latim
Documentário feito em 1950 por Jerome Hill, e editado por Jonas Mekas em 1972.

As imagens mostram detalhes da vida de Jung, em sua casa construída por ele a beira de um lago perto de Zurique. Jung entalha pedras, fala da construção de sua casa, e imagens de Emma Jung, sua esposa.

 

 

Esse filme é composto por trechos selecionados pelo Dr. Merril Berger da entrevista concedida por Carl Gustav Jung, entre os dias 5 e 8 de agosto de 1957, em Zurique, Suiça, ao Dr. Richard I. Evans, do Departamento de Psicologia da Universidade de Houston.

 

 

  • Face to face

Esta é a famosa entrevista da BSC concedida por Jung a John Freman – 1959, em sua casa nos arredores de Zurique.

Jung fala sobre sua infância, escola, religião, a escolha pela psiquiatria, seu encontro, relação e rompimento com Freud, a psique humana, a morte e suas teorias psicológicas. Ele termina a entrevista dizendo: “O homem não pode suportar uma vida sem significado”.

 

 

– Documentário sobre Jung
Breve documentário sobre vida e conceitos de Jung em duas partes.

  • Parte I 

 

  • Parte II 

 

Dois filmes sobre a vida de Jung

  • Jornada da Alma

Em 1905 Sabina (Emilia Fox), uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung (Iain Glen), aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores.

– Duração: 1h29min.
– Origem: França
– Ano de produção: 2002

 

  • Método Perigoso

Metodo perigoso

 

O jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) começa um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley) sob orientação de seu mestre, Sigmund Freud (Viggo Mortensen).

Disposto a penetrar mais a fundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina.

– Duração: 1:26 min.
– Origem: Alemanha
– Ano de produção: 2011