Livros sobre Psicologia/ autoconhecimento

 

Abaixo seguem livros sobre diversos temas que pode ajudar a elevar o autoconhecimento:

 

  • Biologia da Crença: ciência e espiritualidade na mesma sintonia: o poder da consciência sobre a matéria e os milagres
    Bruce H. Lipton – Editora Butterfly

Best-seller nos Estados Unidos e já traduzido para vários idiomas, ilustrado e escrito em linguagem simples e direta, comprova na prática, como a nova biologia está mudando o modo de pensar de milhares de pessoas.

Novas descobertas científicas descrevem as reações químicas do processo celular demonstrando que as células do corpo são influenciadas pelo pensamento e o ambiente. Bruce cita um estudo sobre a diferença: enquanto a mente inconsciente processa cerca de 20 milhões de estímulos ambientais por segundo, a consciente processa apenas 40 no mesmo tempo.

 

  • Evolução Espontânea
    Bruce H. Lipton – Editora Butterfly

Em “Evolução Espontânea”, este especialista, de renome mundial na ciência emergente da epigenética, revela como a mudança na nossa compreensão da Biologia irá ajudar-nos a navegar por este período turbulento da História do nosso planeta e como cada um de nós pode participar nessa mudança global. Em colaboração com o filósofo político Steve Bhaerman, o Dr. Lipton convida os leitores a analisarem: os pilares “inquestionáveis” da Biologia, incluindo a evolução aleatória, a sobrevivência do mais apto e o papel do ADN; a relação entre a mente e a matéria; como as nossas crenças acerca da natureza e da natureza humana moldam a nossa política, cultura e vida individual; e como cada um de nós pode tornar-se “células-tronco” planetárias de apoio à saúde e ao crescimento do nosso mundo. Ao questionarmos as velhas crenças que nos trouxeram onde estamos hoje e que nos mantêm presos ao “status quo”, podemos desencadear a evolução espontânea da nossa espécie, que dará início a um futuro melhor.

 

  • Inteligência Positiva
    Chamine, Shirzad – Editora Fontanar

O livro Inteligência Positiva, de Shirzad Chamine representa um novo passo na identificação de como o equilíbrio emocional é determinante na maioria das tentativas para melhorar a vida pessoal e profissional.

A Inteligência Positiva mede o percentual de tempo que sua mente age em seu favor em vez de sabotando você. Enquanto seu QI e seu QE (inteligência emocional) contribuem para seu potencial máximo, é seu QP (quociente de inteligência positiva) que determina o quanto desse potencial você realmente alcança.

Shirzad parte da premissa que a mente humana é a melhor aliada de cada indivíduo e, paradoxalmente, também a pior inimiga. Os sabotadores internos estão sempre em atividade, mas é possível identificá-los e assim enfraquecê-los, melhorando significativamente a ação do cérebro a favor do indivíduo.

Tem 2 testes para identificar seu QP e seus sabotadores.

 

  • Foco
    Daniel Goleman – Objetiva

Combinando pesquisa de ponta e descobertas práticas, Daniel Goleman mostra por que a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter foco .

Segundo o autor do best-seller Inteligência Emocional, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos.

 

  • Equilíbrio Emocional – Como Promover a Harmonia Entre Pensar, Sentir e Agir
    Lourdes Possatto – Lumen

O objetivo deste livro é ajudar o leitor a compreender sua história emocional e dar subsídios para encaminhá-lo a uma mudança interior efetiva, ou seja, ser menos ego e mais essência.

Se você é do tipo que gosta de achar um culpado para tudo o que lhe acontece, se você não gosta de pensar sobre responsabilidades, se você acha que alguém tem que decidir por você, se você fica esperando que alguém faça um milagre por você, se você se considera uma vítima do mundo, se você acha que mudar é extremamente difícil ou impossível, tem que ler esse livro.

 

  • Mulheres que correm com os lobos
    Clarisse Pínkola Ester – Rocco

Sensações de vazio, fadiga, medo, depressão, fragilidade, bloqueio e falta de criatividade são sintomas cada vez mais frequentes entre as mulheres modernas, assoberbadas com o acúmulo de funções na família e na vida profissional. Esse problema, no entanto, não é recente, acredita a psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés.

Através da interpretação de 19 lendas e histórias antigas, entre elas as de Barba-Azul, Patinho Feio, Sapatinhos Vermelhos e La Llorona, a autora identifica o arquétipo da Mulher Selvagem ou a essência da alma feminina, sua psique instintiva mais profunda. E propõe o resgate desse passado longínquo, como forma de atingir a verdadeira libertação.

 

  • Co-dependência Nunca Mais
    Melody Beattie – Nova Era

Segundo a nova ortografia: codependência

Uma pessoa que vive o problema do outro como se fosse seu e se preocupa mais em ajudar o outro do que em ajudar a si mesma é chamada de codependente.

É um fato conhecido que a dependência patológica causa grande impacto e sofrimento na vida das pessoas próximas, mas poucos percebem como a codependência é altamente prejudicial para ambas partes envolvidas. Ao invés de ajudar o dependente a melhorar, certos tipos de codependentes acabam reforçando o comportamento patológico. Um livro que esclarece todos os sintomas e sequelas.

Este livro vai ajudá-lo a perceber a sua mais importante e provavelmente mais negligenciada responsabilidade: cuidar de si mesmo. O livro apresenta dezenas de casos reais e reflexões pessoais.

Se quiser saber se você é um codependente, acesse o link abaixo:

Se quiser saber sobre o programa de recuperação dos codependentes, segundo os Doze Passos, adaptado do A.A., acesse o link abaixo:

 

  • Mulheres que amam demais
    Robin Norwood – Benvira

A psicóloga Robin Norwood reconheceu no relato de suas pacientes e em sua experiência pessoal um grave transtorno afetivo, o qual nomeia como a síndrome do amar demais.

MADA – mulheres que amam demais anônimas
É uma Irmandade de mulheres que têm como objetivo primordial se recuperar da dependência de relacionamentos destrutivos, aprendendo a se relacionar de forma saudável consigo mesma e com os outros, através da troca de experiências, forças e esperanças de acordo com a prática do programa de recuperação de 12 Passos e 12 Tradições adaptado do A.A. para Mulheres que Amam Demais Anônimas.

Mulheres que amam demais traça um manual de sobrevivência para quem não sabe, mas está em um relacionamento destrutivo, e ensina o caminho para sair desta armadilha perigosa. Traduzida em 25 idiomas, a obra já vendeu mais de três milhões de exemplares.

Se quiser ler o livro, acesse o link abaixo:

 

  • Mentes Perigosas – O psicopata Mora ao Lado
    Ana Beatriz Barbosa Silva – Ed. Fontanar

Este livro fala sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa.

A obra mostra ainda que essas pessoas geralmente estão infiltradas nos setores sociais, como homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas podem não ser como a maioria da população.

 

  • Viver a Vida Não Vivida
    Jerry M. Ruhl/ Robert A. Johnson

Trata dos aspectos essenciais de nossa vida, sentimentos e emoções que acabamos deixando de lado para viver/corresponder a um “script”. Esses aspectos relegados e a necessidade de integrá-los a nossa vida atual.

Podemos ouvir, a distância, o rufar dos tambores da vida não vivida nos murmúrios que se passam no fundo de nossa cabeça – “Eu teria… poderia… deveria…” É claro que ninguém pode vivenciar todas as possibilidades da vida, mas há aspectos-chave de nosso ser que precisam ser trazidos para a nossa vida, sob pena de nunca conseguirmos nos realizar plenamente.

 

  • O Ciclo da Auto-Sabotagem
    Stanley Rosner – Best Seller Ltda

Segundo a nova ortografia: autossabotagem

Por meio de histórias reais, o autor mostra como episódios traumáticos – como a separação dos pais na infância ou término conturbado de um relacionamento – podem criar dilemas inconscientes que acabam nos fazendo agir contra nós mesmos. O resultado é um ciclo de autodestruição que afeta as relações pessoais e profissionais.

 

  • Auto-estima – Como aprender a gostar de si mesmo
    Nathaniel Branden

Segundo a nova ortografia: autoestima

De todos os julgamentos que você faz, nenhum é tão importante quanto aquele que faz de si mesmo. Uma autoestima positiva é fundamental para a felicidade e a realização em todos os aspectos da vida. Neste livro, você vai descobrir como romper o ciclo de comportamentos destrutivos gerados por um autoconceito negativo, como se livrar da culpa e o que fazer para acreditar em si mesmo e se sentir mais seguro a respeito de quem você é.

Psicólogo pioneiro no estudo desse tema, Nathaniel Branden apresenta estratégias para fortalecer a autoestima que foram testadas por milhares de pessoas durante três décadas. Sua abordagem combina conceitos-chave, relatos de pacientes e exercícios para o autoconhecimento. A conquista de uma boa autoestima permitirá a você reagir de maneira ativa e positiva às oportunidades que a vida apresenta – no trabalho, no amor e no lazer – e enfrentar os problemas com serenidade e coragem.

Se quiser ler o livro, acesse o link abaixo:

 

  • Livro 1984 – George Orwell

Este livro conta a história de um funcionário do Ministério da Verdade que descobre que a própria revolta é fomentada pelo Partido no poder.

Apesar do autor escrever que é uma ficção política, não precisamos entender muito de política para perceber que de ficção não tem nada. Lamentavelmente, é a nossa própria realidade, e mais atual do que nunca.

Mostra as tentativas de um governo em manipular a informação com o propósito de controle total da população, incluindo o pensamento.

A manipulação é escancarada, mas quase ninguém percebe. O único modo de não nos tornamos seres “robóticos”, é questionarmos o que o sistema nos impõe como verdade, e para isso o autoconhecimento é fundamental!

 

  • O Bebê do Amanhã – A vida emocional do feto

Thomas Verny, o famoso psiquiatra do livro A vida secreta da criança antes de nascer, agora, lança no Brasil, seu mais novo livro. Nessa obra, ele descreve as mais revolucionárias e inovadoras informações científicas sobre a relação mãe e feto. Uma criança, quando nasce, já traz memórias dessa grande experiência que dura 9 meses numa aventura amniótica.

Além de ser uma obra/referência para várias áreas do conhecimento (psiquiatra, pedagogia, ginecologia, biologia, psicologia, pediatria) é escrito de forma comovente os diversos exemplos e regressões de pacientes ao período intrauterino, descrevendo, em detalhes, suas experiências pré-natais.

A pesquisa prova que, no decorrer dos primeiros anos de vida, o cérebro do bebê sintoniza-se constantemente com o cérebro da pessoa que cuida dele para produzir os neurotransmissores e hormônios certos na sequência apropriada; essa programação determina, em grande medida, a arquitetura do cérebro que o indivíduo vai ter durante a vida toda. Tudo o que a mãe grávida sente e pensa é comunicado por meio de neuro-hormônios a seu filho por nascer, tão inevitavelmente quanto lhe são transmitidos o álcool e a nicotina. Os primeiros indícios do cérebro da criança por nascer surgem com a aparência do “sulco neural” ao longo do embrião em crescimento, mas ainda minúsculo, cerca de 17 dias depois da concepção.

Mesmo que inconsciente, o fluxo constante de mensagens verbais e não-verbais enviados pelos pais e outros responsáveis interage com a biologia para regular o crescimento do cérebro.

Toda vez que uma criança é traumatizada ou sofre maus tratos, a integridade do circuito é ameaçada; se o trauma for muito profundo, a arquitetura do cérebro ficará lesada de forma permanente.

Sim, é preciso se preparar para ser pai e mãe consciente. Todos nós nascemos com marcas da concepção indesejada (50% da população do mundo), e é fundamental compreender que é preciso cuidar e curar a criança ferida que habita em nós, para não as repetirmos em nossos filhos, pois somos escravos daquilo que não temos consciência.

 

  • Escutando Sentimentos – A Atitude de Amar-nos como Merecemos
    Wanderley Soares de Oliveira
    Pelo Espírito Ermance Dufaux
    Editora Dufax
  • Ler ebook

 

  • Será que existe Amor Feliz? – Como as relações pais e filhos condicionam nossos relacionamentos
    Guy Corneau – Ed. Campos/Elsevier

Todos queremos ser felizes no amor. Quem é que não traz dentro de si a imagem mental do casal eternamente feliz e vê em si mesmo um dos parceiros dessa felicidade? Mas o amor é qualquer coisa de eminentemente difícil, representa um desafio constante.

Os problemas do amor não são simples obra do acaso! Muito pelo contrário, se devem a traumas e relacionamentos herdados da infância, que marcam nosso comportamento. Na vida a dois, é comum sermos dominados por sentimentos negativos como o medo, a dependência, a raiva, o receio de sermos invadidos e o sermos rejeitados. Este livro claro e preciso nos ensina pura e simplesmente que para amar outra pessoa temos de tomar consciência de nossos traumas e sarar as feridas.

 

  • Terapia de Casais – Uma visão Junguiana
    Nairo de Souza Vargas – Madras

O livro trata da terapia de casais embasada na teoria da Psicologia Analítica de Jung.

 

– Veja livros sobre: