Imaginação Ativa

Imaginação Ativa

 

Durante o processo de análise podemos recorrer a várias técnicas para entrar em contato com nossos reais sentimentos e lembranças esquecidas. Uma delas é a técnica da Imaginação Ativa, desenvolvida por Jung, que utilizou este método desde 1916.

A Imaginação Ativa é uma poderosa ferramenta para acessar conteúdos inconscientes, que foram reprimidos pelos mais variados motivos, e que nos ajuda a resgatar lembranças há muito tempo esquecidas.

 

porta

  • Por que o nome Imaginação Ativa?
    Como o próprio nome diz, a pessoa não fica passiva, pelo contrário, mediante a participação ativa, mergulha nos conteúdos inconscientes e, abandonando-se a eles, consegue dominá-los. JUNG, O Eu e o Inconsciente, p. 99.

 

  • Por qual motivo utilizar a técnica da Imaginação Ativa durante o processo analítico?
    Utilizamos essa técnica com o objetivo de acessar o inconsciente, e assim conseguir tornar consciente lembranças reprimidas e esquecidas. O trabalho de elaboração de conteúdos inconscientes é a base do processo analítico, pois enquanto os conteúdos inconscientes forem ignorados, serão manifestados através das mais diversas formas de expressão, como sintomas físicos e/ou emocionais.

 

  • As lembranças que terei são verdadeiras?
    Algumas pessoas questionam se as imagens que aparecem durante a técnica são invenção da sua mente ou se realmente são fatos vivenciados e reprimidos no inconsciente. Na maioria dos casos, essas imagens são confirmadas posteriormente por outras pessoas que conhecem a história real. Outra prova que as lembranças trazidas pela técnica são verdadeiras, é o fato de que muitos sintomas físicos até então apresentados, se curam, após a elaboração e entendimentos dessas lembranças.

 

  • Mas se essas lembranças foram esquecidas por qual motivo devo relembrar?
    Só podemos curar aquilo que conhecemos. Quando negamos entrar em contato com uma dor que foi reprimida, ela irá se manifestar de alguma forma, muitas vezes por sintomas físicos, mesmo depois de muitos anos.
    Jung diz: “Certos fatos que foram vivenciados pela criança manifestam-se no adulto através de sintomas, que levam a mesma carga emocional da época em que aconteceu o registro causador das manifestações sintomáticas”. Renate Joes de MORAES, As Chaves do Inconsciente, p. 61. Por isso se torna muito importante conseguir acessar lembranças, geralmente de quando somos crianças, para que possamos identificar a origem do que sentimos quando adultos.

 

  • Por que a técnica da Imaginação Ativa realmente traz resultados?
    Porque nos faz entrar em contato com a origem de muitos sentimentos e lembranças reprimidas. Veja como fica interessante quando entendemos a linguagem do inconsciente… você sabia que para o inconsciente o fato de você pensar ou realizar tem o mesmo efeito? Por exemplo, o fato de você imaginar que está sendo envolvido por uma bolha de luz azul que acalma, sentirá o efeito como se essa luz realmente estivesse envolvendo seu corpo. Se imaginar que está caminhando a beira mar, seu cérebro irá interpretar como se estivesse realmente caminhando, e seu corpo se beneficiará disso. Segundo pesquisas, isso acontece porque a parte do cérebro ativada quando fazemos algo é a mesma de quando a imaginamos.

Segundo Jung, a I.A. é a melhor maneira de se ativar a função transcendente, que ocorre quando conteúdos inconscientes tornam-se conscientes; levando-nos ao processo de individuação, que é o tornar-se único, a realização de si mesmo.

  • Durante a técnica vou dormir?
    Jung diz que as imagens trabalhadas neste método não são produtos de sonhos, mas sim de imagens vindas do inconsciente em estado de vigília, mas pode ser que você durma durante a técnica pelo relaxamento que proporciona.

 

  • Posso utilizar essa técnica sozinho na minha casa?
    A técnica da Imaginação Ativa deve ser feita sempre com o acompanhamento de um profissional que tenha como teoria a Psicologia Analítica (Jung), porém estou disponibilizando aqui algumas técnicas que podem ser feitas sozinho, mas em caso de dúvidas, ou se vierem conteúdos que não sejam compreendidos, procure um profissional para um maior entendimento.

 

  • O que devo fazer para realizar a técnica com eficiência?
    Primeiro ter o desejo sincero de encontrar a origem de suas dificuldades atuais. Quando for ouvir, escolha um local e um horário onde você não seja incomodado durante a duração do exercício. Você pode ficar com os olhos fechados ou abertos, deitado ou sentado, tendo o cuidado de estar com roupa confortável, sem óculos, sapatos, relógio.

Para entender melhor como funciona essa técnica é importante ter um pouco de conhecimento sobre o inconsciente e sua linguagem. Se quiser saber um pouco mais, acesse o link abaixo que te levará para a página no site sobre o assunto.

 

– Acesse o link abaixo para realizar a Imaginação Ativa: