Símbolo da Psicologia

Símbolo da Psicologia

– Significado e origem do Símbolo da Psicologia –

 

O Símbolo da Psicologia é representado por um tridente, um objeto de três pontas, considerado um símbolo solar e mágico, que simboliza o poder, a força, o universo; foi muito utilizado por gladiadores na antiguidade.

 

psicologia_simbolo

 

O símbolo Ψ (lê-se: “psi”) é uma das letras do alfabeto grego. Ao prefixo “psi”, adicionou-se o sufixo “que”, formando a palavra psykhè (psique). Significa “alma” ou “espírito”. O termo serviu para designar o que não era físico, que poderia ser da alma ou espírito, podendo ser entendido como: estudo da alma.

Psicologia é uma ciência e foi regulamentada como profissão no Brasil em 1962.

Há diversas teorias estruturais da mente de diferentes escolas de pensamento, que embora não tenham participado da escolha do símbolo, traduzem uma representação para a Psicologia.

Ao compará-lo com a teoria de Jung, por exemplo, as três pontas do tridente podem ser relacionadas com o Inconsciente, Subconsciente e o Consciente, e sua haste o Inconsciente Coletivo.

Ou, seguindo a teoria de Freud, podemos associar as três pontas ao Ego, Id e ao Superego.

Também representa o tripé que sustenta a ciência do comportamento em suas três vertentes: a corrente comportamentalista, a corrente psicanalítica e a corrente humanista.

O tridente, sempre esteve ligado a canalização e direcionamento das forças que movimentam e transformam a consciência. Todos nós precisamos trabalhar estas três forças para alcançar um completo equilíbrio físico, mental e emocional. A partir disso, podemos concluir que o símbolo da psicologia é essencialmente o símbolo das forças do mundo inconsciente.

O símbolo Ψ “psi” tem toda uma história e está associada a realidades muito profundas, expressadas através da mitologia.

A letra “psi” é o principal símbolo representativo do Deus Possêidon, que significa “senhor das águas”, mas principalmente, das águas subterrâneas e submarinas. De acordo com a Mitologia, após a vitória dos Deuses sobre os Titãs, o universo, foi dividido em três reinos, um para cada irmão: Possêidon obteve o domínio do mar.

 
Poseidon

 

O tridente era usado por Possêidon como arma de guerra: ao varar o coração de seu adversário com esta arma, ganhava o poder sobre sua alma. Mais profundamente, as águas representavam emoções e o mar os mistérios do inconsciente.

Resolução CFP Nº 002/2006
Art. 2º – Define-se a cor azul para a faixa da beca dos formandos do curso de graduação em psicologia, a pedra lápis-lazúli para o anel de formatura e a letra grega “psi” (Ψ) para símbolo da psicologia.

– Ler resolução sobre símbolos oficiais da Psicologia segundo o CRP