O que é Hipnose

O que é Hipnose

 

Hipnose, também conhecida como estado hipnótico ou transe hipnótico, é um estado de consciência, no qual o cérebro passa a funcionar dominantemente com ondas alfa. Esta frequência do funcionamento cerebral está associada aos estados de profundo relaxamento como a meditação ou a Imaginação Ativa de Jung.

 
Hipnose

Fixe seus olhos na imagem, nessa ilusão de ótica você verá a figura se movendo sozinha.

 

Dessa forma, a pessoa hipnotizada entra num estado de relaxamento muito maior do que o normal, deixando seu racional de lado e acessando seu emocional, além de elevar os níveis de ondas alfas projetadas pelo cérebro e ficar mais suscetível a possíveis mudanças comportamentais. A hipnose tem como regra que ninguém é hipnotizado sem o seu consentimento ou se não for de acordo com seus princípios éticos e morais.

Hoje a tecnologia moderna pode comprovar pelo exame de eletroencefalograma ou de ressonância magnética que mostram as ondas cerebrais e suas frequências durante a hiponose.

A hipnose nada mais é que sugestão, onde o estado mental é induzido por um profissional, onde a pessoa é colocada em “transe”, produzido pelo cansaço do nervo óptico – parecendo estar dormindo, mas sem estar – através de palavras, sugestões, e afins.

A hipnose é um momento em que a pessoa se foca internamente, ou seja, um alto grau de atenção voltada para si mesma. Pode-se olhar um pouco para o passado, pode-se pensar em soluções de algum problema específico, pode-se procurar na lembrança soluções para dificuldades que deseja resolver no presente.

A maioria das teorias científicas atuais consideram que no estado de transe os hemisférios cerebrais atingem uma excelente capacidade de comunicação entre si, facilitando a troca de material psíquico e simbólico entre o consciente e o inconsciente. A acessibilidade ao inconsciente torna-se mais fácil e a própria pessoa consegue dialogar com o seu inconsciente de uma forma inacessível em vigília. Ou seja, através da hipnose podemos acessar arquivos de conteúdos inconscientes.

 

Hipnose Arquivos

 

No entanto, muitas vezes somos hipnotizados sem percebermos. A hipnose é a base do sistema de de algumas religiões. A TV usa a hipnose para a realização de hipnose massiva, baseada em energias de medo (notícias sobre violência dos jornais), competição (diários esportivos), inveja e futilidade (telenovelas e seriados). Isso é feito para que aceitemos o sistema como é, sem jamais percebemos a verdade.

 Um exemplo de como isso acontece é mostrado no livro 1984. Se quiser saber um pouco mais sobre o livro, acesse o link abaixo:

– 1984

 

Algumas religiões e seus seguidores são proibidos de fazer uso desta técnica, mas há muitos vídeos na internet que mostram pessoas ligadas a algumas religiões tendo aula de hipnose.

Uma coisa é sermos hipnotizados por escolha, outra é sermos hipnotizados sem nosso consentimento e/ou escolha, e o pior ainda, é sermos manipulados todos os dias, por pessoas que buscam na hipnose mais um modo de nos conduzir a fazer aquilo que não queremos; diferente da hipnose utilizada em consultório, como mais uma técnica de autoconhecimento, e com o consentimento de quem a ela recorre. Podemos ver isso claramente nas mensagens subliminares, da qual as propagandas e filmes recorrem. Ver mais em mensagem subliminar abaixo.

O autoconhecimento tem papel determinante para que as pessoas despertem e não continuem adormecidas e nem aceitem ser manipuladas através do medo e da culpa, como se estivessem hipnotizadas.

Utilizar a técnica da hipnose pode fazer a diferença! Desde que realizada por profissionais capacitados. Na psicologia usamos o termo hipnoterapia, quando se associa técnicas da hipnose com as terapias psicológicas. Sendo assim, podemos utilizá-la como mais uma técnica no processo de autoconhecimento, nos beneficiando para a identificação de traumas, lembranças de acontecimentos significativos do passado, alívio da dor e/ou sintomas físicos, equilíbrio da pressão arterial, encontro de soluções de algum problema específico, entre outros.

 

– Veja também:

– Breve história

– Regulamentação da Hipnose em Psicologia

– Videos hipnose

– Mensagem Subliminar