Mensagem Subliminar

Mensagem Subliminar

 

Mensagem subliminar é toda mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. É assimilada sem nenhuma crítica consciente, e aceitamos como se estivéssemos hipnotizados. Tudo aquilo que é subliminar está abaixo do limiar, sendo percebida apenas pelo inconsciente.

São mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente e que vão influenciar nossas escolhas, compras, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores.

A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente.

O termo foi inventado por James Vicary, um especialista em marketing americano, no ano de 1957.

Como sabemos, o inconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Exemplo: imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados, mas são captados pelo inconsciente. Os exemplos mais evidentes de mensagens subliminares são frases e imagens inseridas no meio de filmes e/ou propagandas tão rapidamente que não se consegue captá-las conscientemente. Muitas vezes fica a dúvida se você viu alguma coisa ou não, mas seu cérebro certamente captou a mensagem. Você já percebeu que o SBT tem feito isso regularmente durante sua programação com propagandas dos produtos Jequiti, ao apresentar uma imagem de 1 segundo da logomarca?

– Ver a inserção da propaganda durante a programação em 0:19 segundos

 

A persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo.

Foi feito um experimento para comprovar a eficácia desse tipo de propaganda: imagens intencionais impossíveis de se perceber de forma consciente eram projetadas em frações de segundo em uma seção de cinema. As frases escolhidas foram: “beba coca-cola” e “coma pipoca”.

Resultado: nas noites em que foi feita a experiência, as vendas de pipoca aumentaram em 57,7%, e as de Coca-Cola em 18,1%.

– Onde estão as mensagens subliminares? EM TODO LUGAR!

Estão inseridas na mídia em geral, ou seja, na televisão, filmes, música, propagandas, igrejas, política, nos outdoors, em todos os lugares de onde você recebe algum tipo de informação audiovisual.

A mensagem subliminar também aparece na música: os sons subliminares são muito usados no cinema para se conseguir um estado alterado de consciência ou para se conseguir o efeito desejado em determinadas cenas, semelhantes às sugestões pós-hipnóticas. Da mesma forma, podemos ouvir uma música para alterar nosso estado de consciência, como entrarmos no nível alfa para relaxar.

Veja a foto de um anúncio antigo da Volkswagem:

VW

Você percebe que o símbolo da VW foi formado com carrinhos em miniatura?

 

Se você leu sobre o inconsciente, já sabe que a linguagem do inconsciente são os símbolos, e que o inconsciente registra muito mais as imagens. Imagine agora o significado dessa propaganda em nossa psique. Essa imagem/símbolo ativa recordações inconscientes da infância, e se forem lembranças agradáveis, o prazer poderá ser associado ao produto/marca, e fazer com que a pessoa deseje comprá-lo, sem sequer saber o motivo, ou seja, nos sugestiona a fazer uma compra da qual não queremos.

Qual o objetivo da mensagem subliminar? CONTROLAR A MENTE HUMANA!

Sim, pois a intenção é que façamos aquilo que desejam de nós, sem questionamentos e sem percebermos conscientemente, ou seja, é um meio de manipulação muito eficiente.

Um exemplo do quanto vivemos isso é o livro 1984, de George Orwell. O livro mostra as tentativas de um governo em manipular a informação com o propósito de controle total da população, incluindo o pensamento. A manipulação é escancarada, mas quase ninguém percebe. O livro mostra ainda que a manipulação sempre por meio do medo e/ou da culpa.

Se quiser saber um pouco mais sobre o livro 1984, acesse o link abaixo:

– Livro 1984

 

O importante é estarmos atentos que a hipnose, mensagem subliminar e tantos outros meios podem também nos manipular e controlar, sem sequer percebermos. O autoconhecimento continua sendo a melhor ferramenta para ampliarmos nossa consciência e não vivermos mais adormecidos e robotizados por um sistema.

Para perceber melhor do quanto somos “enganados” enquanto tudo acontece na nossa frente, veja o vídeo abaixo:

Esse vídeo foi feito por uma empresa para saber a percepção de seus candidatos. Não induz nem sugestiona nada, como é o objetivo da mensagem subliminar, mas nos mostra de forma divertida como tudo acontece na nossa frente, sem percebermos.

 

Nesse importante documentário, Michael Tsarion nos mostra como funciona o controle mental das massas através da manipulação. Como somos “hipnotizados” desde criança e passamos a fazer parte de um programa sem que sequer pudéssemos nos dar conta.

– Arquitetos do Controle – Controle Mental das Massas através de Mensagem Subliminar – 28:29 minutos

 

Pessoas robos

 

– Veja também: