Filmes: criança ferida

Indicação de nomes de filmes tendo como foco a criança ferida, seja por abuso físico, psicológico e/ou sexual

 Alguns se encontram com links para o filme

 

  • Duas Vidas
    Para quem não tem conhecimento da teoria sobre criança interior, pode passar como uma comédia, mas na verdade este é um dos melhores filmes que demonstra como seria se encontrássemos nossa criança que vai fazer 8 anos. Já pensou nisso? O que sua criança pediria? O adulto só consegue se conhecer quando reencontra a sua criança e ao invés de criticá-la, a aceita e a partir desse momento consegue resgatar seus sonhos e realizá-los.

 O filme mostra de forma simbólica o processo terapêutico em que temos que resgatar nossa criança e valorizar o que realmente é importante, não para o mundo, mas para nós mesmos.

 

Um dos melhores filmes que mostra o trabalho que realizo através da técnica da Imaginação Ativa de Jung.

 

Duas VidasRuss Duritz (Bruce Willis) é um profissional bem sucedido que começa a ser importunado por estranhas aparições de um garoto dentro de sua casa. Duritz acredita que está sendo vítima de alucinações e procura um psiquiatra que lhe receita poderosos tranquilizantes. Ao invés de resolver seu problema, descobre que o garoto não é uma alucinação, mas ele mesmo, ou seja, o próprio Duritz com 8 anos de idade.
Se você tivesse a chance de encontrar consigo mesmo quando tinha 8 anos de idade, será que aquela feliz criança gostaria de ver o que você se tornou quando cresceu? Em se tratando de Russ Duritz, a resposta é um ressoante “Não!”. Russ (Bruce Willis) tem sua pacata vida como um profissional bem-sucedido virada de cabeça para baixo quando, de forma mágica e inesperada, encontra Rusty, ele mesmo com apenas 8 anos (Spencer Breslin).

Rusty é um doce e ligeiramente gordo menino que não fica nada feliz ao ver seus sonhos de ser um piloto de avião irem por água abaixo após conhecer sua versão adulta. Porém, o convívio de ambos irá ajudar Russ a relembrar seus sonhos de infância, para que ele possa se tornar o adulto que sonhava ser quando criança.

– País de Origem: EUA
– Duração: 1h39 minutos
– Ano de Lançamento: 2000

 

 

 

  • Voltando a Viver
    Com Derek Luke e Denzel Washington.

Voltando viverBaseado em fatos reais da vida de Antwone Fisher, conta a história de um marinheiro rebelde que recebe ordens para consultar-se com o psiquiatra da marinha, pois precisa aprender a dominar seu temperamento instável.

Ao relembrar sua história ele faz uma viagem emocionante ao confrontar-se com seu doloroso passado e mudar toda sua trajetória de vida.

O filme reflete muito bem as consequências emocionais de quem passou por abusos físicos, psicológicos e/ou sexuais na infância.

Para quem deseja assistir vale à pena ficar atento ao momento que o marinheiro reencontra-se com a família que o “criou”, e ao tentarem abraçá-lo, perceba sua atitude que demonstra o quanto passou a respeitar os próprios sentimentos.

Mostra ainda que é possível aprender a lidar com um passado que tanto machuca e assim, mudar as futuras escolhas.

– País de Origem: EUA
– Duração: 1:33 minutos
– Ano de Lançamento: 2002

 

 

 

  • A Ira de um Anjo – história real
    História verídica de uma menina, que ao ser adotada com seu irmão, mostra sinais de crueldade, própria de quem sofreu abusos. Seus pais adotivos começaram a observar comportamentos estranhos, como ataques de raiva, maus tratos a animais e agressões físicas e verbais contra as pessoas.

A iraPosteriormente, eles descobrem que ela e seu irmão foram vítimas de negligência e maus tratos, incluindo violência sexual. A mãe de Beth faleceu ao dar a luz a seu irmão, quando ela tinha apenas 1 ano de idade. As crianças ficaram sob a guarda do pai, um homem sádico e alcoólatra que passou os 7 meses seguintes abusando sexualmente de Beth e negligenciando seu irmão, tanto que a parte de trás do crânio do bebê ficou plana, em função de ficar o tempo todo deitado no berço. Após os 7 meses de abusos incessantes, a guarda das crianças foi tomada por assistentes sociais.

Esse filme retrata a infância de muitas crianças que sofrem abusos e suas consequências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também o documentário exibido na rede HBO em 1992, que foi liberado pela importância do assunto, e mostra cenas da terapia real da criança que inspirou a personagem do filme. Foi feito a partir de fitas gravadas do Dr. Ken Magid, psicólogo clínico especializado no tratamento de crianças severamente abusadas.

 

Ira de um anjo 2 “Eu fui tão machucada, que não quero estar perto de pessoas”

 

Você vai conhecer a mente de uma criança que anseia matar o irmão e a seus próprios pais a sangue frio. Essa entrevista mostra os efeitos do abuso sexual na mente de uma criança. A mãe biológica morreu e a deixou com o pai e o irmão mais novo quando ela tinha apenas 1 ano.

Em Abril de 1989, Beth foi encaminhada para uma casa especializada em cuidar de crianças com desordem emocional, sendo diagnosticada com Transtorno de Apego Reativo, que é um grave distúrbio psicológico e afeta crianças e bebês. A característica essencial do Transtorno de Apego Reativo é uma ligação social acentuadamente perturbada e inadequada ao nível de desenvolvimento na maioria dos contextos, com início antes dos cinco anos de idade e associada ao recebimento de cuidados amplamente patológicos.

 

Foto ira

Acima é sua foto adulta. Ela se tornou enfermeira na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e trabalha cuidando de minúsculos bebês frágeis. Ela escreveu um livro, “More than a Thread of Hope” e, junto com sua mãe adotiva, Nancy Thomas, criou uma clínica para crianças com distúrbios graves de comportamento.

Sua vida de sobrevivência e vitória traz esperança e compreensão para pais e profissionais, trabalhando para curar a criança ferida e, acima de tudo, capacitar os pais com uma visão positiva para o futuro do seu filho.

 

 

  • Em Nome da Justiça – história real
    Este filme relata a história verídica de uma promotora que ao cuidar de um caso de incesto têm reações desproporcionais durante a audiência, e ao ser afastada do cargo e do caso, procura por uma psiquiatra, e faz uma viagem ao passado, onde até o momento não tinha consciência do abuso vivenciado na infância, apesar dos evidentes sintomas, inclusive sonhos, mas lembranças reprimidas em seu inconsciente se fazem presente em uma carta que ela escreve. E lembra inclusive da OMISSÃO de sua mãe, mesmo tendo conhecimento de tudo que passou, nada fez. Mesmo sua família não assumindo o abuso sofrido, ela acredita em seu inconsciente e decide mudar sua vida.

É um filme imperdível para quem quer entender como o abuso sofrido na infância pode se fazer presente ainda que não exista a lembrança do ocorrido.

Esse filme eu gravei da TV, um daqueles casos de total sincronicidade, pois quando coloquei o vídeo para gravar, nem sequer sabia do que se tratava. Por isso considere que a cópia não está muito boa, visto que gravei na época do vídeo cassete e nunca encontrei esse filme em nenhum lugar, apesar de seu conteúdo ser de suma importância para entender como um abuso afeta todas as áreas da vida.

Mostra claramente a importância do INCONSCIENTE durante sua análise, pois apesar de todos contra ela, acredita nas lembranças do inconsciente.

Observe a reação desproporcional da promotora durante uma audiência, fato este que a leva a buscar a origem de sua reação, e foi o desencadeador para entender os conflitos que vive em outras áreas de sua vida, como seu casamento.

Assista o filme e deixe seu comentário!

– Duração: 1h32 minutos

 

 

  • Marcas do Silêncio
    O filme retrata os abusos sofridos por uma menina por parte do padrasto. Apresenta atos abusivos físicos e sexuais do padrasto contra a garota. O papel da mãe limita-se a sofrer e indignar-se, mas não efetivamente tomar atitudes contra o agressor e proteger a filha.

Marcas silencio

Mostra ainda uma reação violenta dos tios e parentes da vítima contra o agressor quando descobrem sobre a violência física praticada contra a menina.

A situação fica dramática e, mesmo preferindo ignorar os abusos que a filha sofre, uma hora Anny terá de acordar, e optar entre: o amor pela filha e a grande necessidade que tem de um marido.

– País de Origem: EUA
– Duração: 1h36 minutos
– Ano de Lançamento: 1996

 

 

 

 

 

 

  • Preciosa – Uma História de Esperança
    Este filme relata a história de uma adolescente de 16 anos que sofre abuso sexual e maus tratos. Além de tudo ainda tem que lidar com a baixa autoestima, problemas na escola, obesidade e pobreza.

Em 1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe, ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco.

 

PreciosaAlém disto, Preciosa tem um filho apelidado de “Mongo”, por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

 

 

 

 

 

 

 

  •  Coraline e o Mundo Secreto – desenho
    Coraline Jones é uma menina de 11 anos, curiosa e cheia de energia. Ao mudar de cidade com a família para uma casa muito grande, sentindo falta de seus amigos e percebendo que seus pais estão absorvidos pelo trabalho, Coraline deseja encontrar alguma coisa interessante em seu novo ambiente. Ela, então, começa a explorar seu novo lar, até que encontra uma porta secreta que a leva para uma versão alternativa de sua vida, uma realidade paralela parecida com a vida real, só que muito melhor.

CoralineNeste novo mundo, os adultos, incluindo a “Outra Mãe”, são muito mais alegres e Coraline é o centro das atenções. Ela começa a pensar que esse “Outro Mundo” pode ser o lugar ao qual ela pertence. Mas quando a “Outra Mãe” traça um plano para ficar com ela para sempre, a sua extraordinária aventura se torna perigosa. Coraline, com a cumplicidade de vizinhos e de um gato preto falante, reúne toda sua sabedoria, determinação e coragem para salvar sua família e voltar para casa.

– País de Origem: EUA
– Duração: 1h32 minutos
– Ano de Lançamento: 2009

 

 

 

 

 

 

 

  •  Com amor… da Idade da Razão
    Quando Margarida faz 40 anos, uma mulher de negócios, recebe uma carta que ela mesma escreveu quando criança, e que a faz redescobrir seus sonhos de infância. O intuito é refrescar a memória sobre as promessas que ela faziaCom amor da idade para si, para que no futuro, possa relembrar os planos que fazia.

– País de Origem:
– Duração: 1h58 minutos
– Ano de Lançamento: 2011

 

 

 

 

 

 

  • Festa de Família
    Uma numerosa família reúne-se num hotel para comemorar o aniversário do patriarca. Porém, naquele mesmo lugar, anos atrás, uma das filhas do aniversariante havia se suicidado, o que faz renascer antigas e amargas lembranças. Num ambiente pesado, à beira do caos, tudo acontece: é encontrada a nota de suicídio da garota; um dos filhos declara que sofria abuso sexual do pai, o namorado negro de uma das filhas provoca preconceitos raciais; e até o cozinheiro e as garçonetes acabam interferindo na história.

Festa de familiaFesta de Família segue os conceitos do Dogma 95, uma proposta dinamarquesa de se abolir tudo o que é artificial dentro do cinema.

– País de Origem: Dinamarca
– Duração: 105 minutos
– Ano de Lançamento: 1998

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Álbum de Família
    A atriz Meryl Streep interpreta uma mãe que não poupa as três filhas (uma delas é Julia Roberts) de comentários maldosos, insensíveis, amargos e de uma estupidez sem limites. Da mesma maneira age sua irmã com o filho. A “desculpa” para o comportamento hostil seria a infância difícil que enfrentaram.

Album de familiaAs três irmãs precisam se encontrar depois de anos separadas. Além de lidar com a mãe problemática, durona e racista Violet (Maryl Streep), elas vão ter que lidar com suas diferenças e traumas. Barbara (Julia Roberts) está lidando com o término de um casamento; Karen (Juliette Lewis) está se casando pela terceira vez e Ivy (Julianne Nicholson) ainda vive com os pais e mantém um relacionamento escondido com o primo. É daí que emergem conflitos que podem fazê-las abandonar o convívio familiar para sempre.

– País de origem: EUA
– Duração: 1h20 minutos
– Ano de lançamento: 2013

 

 

 

 

 

 

  • Um Segredo Entre Nós
    O escritor Michael (Ryan Reynolds) retorna a casa onde viveu sua tumultuada infância para comemorar a tardia graduação de sua mãe Lisa (Julia Roberts). Os pais de Michael discutem dentro do carro e após um acidente Lisa morre.

 

Um-segredo-entre-nosEnvolvido com o ocorrido e a descoberta do passado da mãe, Michael precisa ainda decidir se irá publicar seu novo livro, no qual expõe as memórias de sua infância complicada.

– País de Origem: EUA
– Duração: 1h10 minutos
– Ano de Lançamento: 2009

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Um sonho chamado Fred
    Recém-separada do marido, mulher reencontra seu amigo imaginário de infância, Fred, que é perturbado, mas com sua ajuda ela se faz respeitar pela mãe e pelo namorado. No final, o filme mostra uma cena em que ela reencontra com sua criança, que havia ficado esquecida, mas nesse caminho ela consegue se libertar de tudo aquilo que a oprimia.

Fred

 

 

 

 

  • Testemunha do silêncio

Testemunha do silencioConta a história de um menino autista de nove anos, que foi o único a testemunhar o brutal assassinato de seus pais. O xerife Rivers decide pedir ajuda ao psicólogo Jacob Rainer, que é um dos maiores psicólogos no tratamento de crianças da região.

Em algumas situações o psicólogo entra em confronto com o psiquiatra Dr. Rene Harlinger, que pretendia realizar em Timmy tratamento medicamentoso. Jacob não permite a interferência do psiquiatra e tenta estabelecer contato com seu paciente.

Quando ele finalmente consegue se comunicar com a criança, descobre vários fatos e acontecimentos no decorrer de suas consultas. Quem matou seus pais? E por que?

– País de origem: EUA
– Duração: 1h40 minutos
– Ano de lançamento: 1994

 

 

 

 

Deixe aqui seu comentário ou sugestão de algum filme